quarta-feira, 14 de novembro de 2007

´"Toda a prática tem uma teoria" Paulo Freire

A didática geempiana apoia-se no pós-construtivismo, nascido a partir do construtivismo de Piaget, Vygotski, Wallon e Paulo Freire, pelas contribuições de Gérard Vergnaud (Teoria dos Campos Conceituais) e Sara Pain (Função da Ignorância).

Distingue-se das outras didáticas porque persegue a lógica do processo de aprendizagens do aluno, usando-se de um contexto semântico, e não a lógica dos conteúdos a ensinar. O planejamento didático portanto, é realizado a partir das vivências e caracterização do nível em que o aluno se encontra.

A avaliação, na perspectiva geempiana, tem caráter operacional, ou seja, avalia-se o que o aluno pôde absorver de suas experiências nas variadas situações e procedimentos didáticos, sendo um termômetro para o professor avaliar se suas provocações têm sido adequadas. Enfim, desde que sejam agraciados com provocações inteligentes e oportunas, conclui-se que TODOS PODEM APRENDER.

"Aula-entrevista" - adaptado

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GEEMPA na web

Abaixo, vc encontrará várias notícias sobre o GEEMPA, classificadas pelas mais recentes...
Boa leitura!

UFMG, 15 de setembro de 2004

Governo do Piauí, 29 de janeiro de 2003

Correio Web, 21 de dezembro de 2001

Jornal do Brasil, 14 de maio de 2000