Os Gráficos de Escada são feitos após as aulas-entrevista e constam dos nomes de todos os alunos e sua classificação conforme os níveis de aprendizagens.
1º degrau- Pré-silábicos 1
2º degrau- Pré-silábicos 2
3º degrau- Silábicos
4º degrau-Alfabéticos
5º degrau- Alfabetizados
Estes devem ficar sempre expostos na sala de aula, sendo analisados com os alunos muitas vezes, aliás, eles próprios tiram suas conclusões sobre seu desempenho e dos colegas, bem como conhecem os nomes dos níveis e o que cada um significa, dando "aulas" para os familiares e outras pessoas envolvidas.
Após atividades do tipo "Agora você lê" e "Agora você escreve" (ditado - oral e escrito) também são feitos gráficos de escada, mas a diferença é que não se colocam os níveis abaixo, mas os números de questões destas atividades.
A dúvida mais freqüente dos docentes e responsáveis é se este método causaria um sentimento de inferioridade ou exclusão pelo fato de (dizem) "estar exposta uma escada com os melhores no alto e os piores embaixo" ou como diriam também "o aluno que não consegue subir os degraus estar sempre vendo seu nome embaixo".
Posso argumentar explicando primeiramente que não há MELHORES ou PIORES, simplesmente há NÍVEIS DE APRENDIZAGEM QUE DEVEM SER RESPEITADOS, outra consideração importante é que TODOS PODEM APRENDER e, sendo assim, os alunos não irão ficar sempre no mesmo nível o ano letivo todo, somente se o profissional em educação não está cumprindo o seu papel e, por fim, há o DESEJO IMENSO de chegar no degrau dos alfabetizados, sendo uma motivação a mais para os alunos.
sexta-feira, 23 de novembro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
GEEMPA na web
Abaixo, vc encontrará várias notícias sobre o GEEMPA, classificadas pelas mais recentes...
Boa leitura!
Boa leitura!
Nenhum comentário:
Postar um comentário