sexta-feira, 10 de abril de 2009

Desabafo e pesquisa em Alfabetização

Este foi um pequeno 'desabafo'... decidi postar porque não quro esquecer que muitas coisas tive que 'aturar' de colegas tradicionais, que só sabem criticar (o que desconhecem!), mas não se interessam pela pesquisa!
Pesquisei em uma noite (em que estava p..) pois não suportava mais comentários destrutivos ao meu trabalho, no outro dia levei para a escola, pois havia reunião... falei resumidamente tudo o que escrevi aqui, mas quando entreguei esta pesquisa para as colegas... nem leram!!! Já era de se esperar!!!

Que letra usar na alfabetização de crianças? Cursiva ou MAIÚSCULA? _yahoo respostas
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20061018134935AAGkduY

Sou Pedagogo e trabalho alfabetizando crianças de 6 anos. Alguns livros de alfabetização trazem apenas letras maiúsculas, mas os pais cobram muito o ensino da letra cursiva, qual é melhor para o aprendizado da leitura e da escrita?
Melhor resposta - Escolhida pelo autor da pergunta
Oi, fui professora de alfabetização por muito tempo, fiz o PROFA( programa para professores alfabetizadores) para ensinar a ler e escrever o melhor é começar pela letra de forma A, U B D G.pois são mais fáceis de traçar, não esquecendo que sãos esses tipos de letras que são encontradas em revistas, jornais, tv, etc. após trabalhar e sentir que as crianças estão mais seguras ir apresentando aos poucos as palavras escritas também com letra cursiva e deixa-las a vontade, sem cobrar, pq se ele reconhece as letras não demora muito estarão escrevendo de todo jeito. ah lembre aos pais que eles( os filhos) terão bastante tempo para escrever, o mais importante é que eles saibam o que estão escrevendo, não é?é bom ter a participação dos pais, mas não esqueça que vc e as crianças é que sabem o que esta ou não dando resultado na sala, e que primeiramente deve ser respeitado o tempo de cada criança. espero ter ajudado. bjs
Outras Respostas (8)
· by
Olá,Segundo minha mãe, que é alfabetizadora, letra maiúscula é melhor porque a criança poderá encontrar esse tipo de letra em várias publicações tais como: livrinhos infantis, rótulo de produtos, outdoors, encartes de supermercados etc.Como esse tipo de letra está mais presente no cotidiano(leitura incidental), facilita a prática da leitura e conseqüentemente a da escrita.Explique aos pais que esse é o melhor método de a criança aprender mais fácil.Quando já estiverem mais seguras na leitura, o aprendizado em letra cursiva será mais simples.Abs
· by Marcela Santos
Olha, eu trabalhei como educadora e ideal seria se a letra cursiva fosse introduzida quando a criança dominar o alfabeto e conseguir ler, afinal os livros de educação infantil não possuem letra cursiva... isso dá um nó na cabeça dos pequeninos... os pais hoje em dia não se preocupam com o processo de evolução das crianças e sempre querem atropelar as etapas...
· by deia
Eu sou professora de educação infantil, e dentro das palestra com profissionais que já tive , devemos usar letra de forma,com crianças de educação infantil.
· by nininha
Pela experiência que tenho como educadora, digo que utilize letra usada pela imprensa, independendo se maiúscula ou minúscula, pois é a forma mais encontrada nos diversos textos que você deverá apresentar aos seus alunos (histórias infantis, notícias de jornal, histórias em quadrinhos, poesias, etc...), não se esquecendo de apresentar também a letra cursiva (maiúscula e minúscula) e como mãe posso dizer que depois que seus alunos estiverem familiarizados com as letras eles passarão para a letra cursiva naturalmente, posso afirmar pois aconteceu com meus filhos. Sucesso em sua carreira pois ela é emocionante.
· by Eliana G
Prefiro a letra maiúscula, para que a criança não tenha muitos caracteres para aprender no início, e também por ser mais fácil de escrever!
· by roxane
eu prefiro maiusculas e bem coloridas a criança asssocia melhor com as cores
· by suzi
Primeiramente você fale para os pais , que eles precisam ficar menos ansiosos. a letra ideal é a maiúscula .
· by Fernanda
Para a alfabetização a letra maiúscula é mais aconselhável, pois é de mais fácil visualização e a coordenação motora é mais simples, a letra cursiva pode-se utilizar depois que as crianças já estiverem mais coordenação e maturidade.
· by nadeshik...
Devemos começar com a letra de fôrma, porque além de ser de mais fácil compreensão, treina bastante a coordenação motora da criança. Mas quando a classe já souber todas as letras e estiver progredindo na leitura, comece vagarosamente a transcrição para a letra cursiva!Os pais podem cobrar à vontade...

OBSERVAÇÃO: Neste site, qualquer pessoa pode responder... Portanto não é necessário ser um estudioso no assunto para saber qual é o melhor, mas se caso ainda surgir dúvidas, a pesquisa é fundamental!!!

O site da Revista Nova Escola traz dois textos sobre as dúvidas neste caso:
Como podemos proceder no ensino das letras? http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/alfabetizacao-inicial/criancas-devem-aprender-escrever-letra-forma-depois-passar-cursiva-428549.shtml
Respostas às dúvidas freqüentes em alfabetização: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/alfabetizacao-inicial/todos-podem-aprender-423838.shtml

Ainda em relação à alfabetização de modo mais abrangente, para facilitar, podem-se ler os seguintes sites:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o
http://tatiana-alfabetizacao.blogspot.com/
http://cantinhoencantadodaeducacaoinfantil.blogspot.com
http://abcdaproerika.blogspot.com/
http://reginapironatto.blogspot.com/
http://www.paulofreire.ufpb.br/paulofreire/principal.jsp
http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/alfabetizacao-inicial/momento-atual-423395.shtml
http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/ler-escrever-verdade-423924.shtml
http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/alfabetizacao-inicial/aposte-alto-capacidade-alunos-429248.shtml
http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/alfabetizacao-inicial/alfabetizar-todo-dia-431196.shtml
http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/alfabetizacao-inicial/todos-podem-aprender-423838.shtml
PS: apenas tive tempo de pesquisar (e ler) estes... dicionário, blogs e site da revista nova escola, porém caso houver interesse, basta pedir que auxiliarei a pesquisa com prazer!

E, pra quem não tem acesso à Internet, existem os livros (escritos por estudiosos sobre alfabetização!):
PAULO FREIRE (Pedagogias da autonomia, da tolerância, do oprimido, da indignação, dos sonhos possíveis, da esperança; “Alfabetização: leitura do mundo, leitura da palavra”; “Importância do ato de ler”; “Educação e mudança”, dentre outros)

PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITAFERREIRO, E.; TEBEROSKY, A - Editora Artmed

FORMANDO CRIANÇAS LEITORAS - VOL. 1JOLIBERT, J. - Editora Artmed

ESCREVER E LER - VOL. 2CURTO, LLUÍS MARUNY; MORILLO, MARIBEL MINISTRAL; TEIXIDÓ, MANUEL MIRALLES - Editora Artmed

ENSINAR A LER, ENSINAR A COMPREENDERTERESA COLOMER; ANNA CAMPS - Editora Artmed

AS CRIANÇAS E A CULTURA ESCRTITAJAQUES BERNARDIN - Editora Artmed

LER E ESCREVER NA ESCOLADELIA LERNER - Editora Artmed

CONTEXTOS DE ALFABETIZAÇÃO INICIALANA TEBEROSKY, MARTA SOLER GALLART E COLS. - Editora Artmed

A CRIANÇA NA FASE INICIAL DA ESCRITAANA LUIZA BUSTAMANTE SMOLKA - Editora Cortez

CAMINHOS PARA APRENDER A LER E ESCREVERJOSETTE JOLIBERT, CHRISTINE SRAIKI - Editora Contexto

DE PROFESSOR A EDUCADOR - CONTRIBUIÇOES DA PSICOPEDAGOGIA ALVES, MARIA DOLORES FORTES - Editora Wak

APRENDIZAGEM ESCOLAR E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTOCÉSAR COLL - Editora Artmed

ALFABETIZAÇÃO MÉTODO SOCIOLINGÜÍSTICOONAIDE SCHWARTZ MENDONÇA; OLYMPIO CORREA MENDONÇA - Editora Cortez

ANALFABETISMO FUNCIONAL: O MAL NOSSO DE CADA DIAMOREIRA, DANIEL AUGUSTO - Editora Thomson Learning (Pioneira)

O ENSINO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR - 2.ED. REVISTAANGELA B. KLEIMAN; INÊS SIGNORINI E COLS. - Editora Artmed

ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS CONSTRUÇÃO E INTERCÂMBIO - 7.ED. ANA MARÍA KAUFMAN; MIRTA CASTEDO; LILIA TERUGGI; CLAUDIA MOLINARI - Editora Artmed

O julgamento precipitado ou sem uma base fundamentada em pesquisas ATUAIS e de fácil CORROBORAÇÃO não permite o desenvolvimento... tanto do estudante quanto do profissional da educação, quanto da escola em questão ou até mesmo da sociedade!
Em outras palavras, parafraseando Paulo Freire... “não basta saber que Eva viu a uva. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho.” (Paulo Freire).
Boa pesquisa!
Abraços!
Marlova Gonçalves Jacobsen

Nenhum comentário:

GEEMPA na web

Abaixo, vc encontrará várias notícias sobre o GEEMPA, classificadas pelas mais recentes...
Boa leitura!

UFMG, 15 de setembro de 2004

Governo do Piauí, 29 de janeiro de 2003

Correio Web, 21 de dezembro de 2001

Jornal do Brasil, 14 de maio de 2000