Este tipo de redação é compartilhada em cada assessoria, sendo entregue, por fim, para a Esther, que nunca deixa de fazer algum comentário...
A presente redação foi a última que fiz em 2007... espero que em 2008 os resultados sejam 100% de alunos alfabetizados e que escreva sobre isso!!!
O melhor dia de aula
Marlova Gonçalves Jacobsen
Para mim, os dias mais marcantes foram estes últimos, por constatar mais alguns alfabetizados na turma... Foi uma emoção para eles, para mim e para os demais colegas! No entanto, destacarei o melhor dia levando em consideração as atividades aplicadas e assim, um dos melhores foi o dia 29 de novembro de 2007.
Dois dias anteriores ao citado, entreguei para os alunos os livros didáticos: “Uma escola assim eu quero pra mim”, portanto iniciamos a aula debatendo sobre a escola ideal, criação e leitura de frases. As próximas atividades foram: o Alfabeto, atividade coletiva com palavras, sobre o tema; desenho e pintura.
Como merenda pedagógica, os alunos expuseram o que deveria melhorar na nossa escola e o que consideram bom.
Após o recreio, os alunos continuaram no pátio e cada um recebeu (tipo crachá em tamanho grande) uma sílaba das seguintes palavras: sítio, caderno, violão, Rodrigo, Marisa e Celinha, expliquei que, ao sinal dado, deveriam formar grupos com palavras utilizando estas sílabas. A brincadeira estendeu-se durante muito tempo, pois os alunos estavam entusiasmados.
Ao voltar à aula, os alunos escreveram as palavras encontradas na brincadeira e outras novas a partir das referidas acima, escritas no quadro de giz. Ao todo foram encontradas 31 possibilidades.
Como última atividade, os alunos escolheram jogos pedagógicos das caixas, jogando lince, memória, quebra-cabeças, quarteto etc. de maneira livre, registrando no caderno quais jogaram para que completássemos uma tabela com os mais jogados, que foram: memória, mico, bate-bate e quebra-cabeças de palitos (formar palavra e desenho).
Enquanto os alunos jogavam, eu colava os temas de casa nos respectivos cadernos. Como tema, havia atividades sobre o glossário estudado atualmente: completar palavras com vogais e marcar o pedacinho que falta nas famílias silábicas.
Marlova Gonçalves Jacobsen
Para mim, os dias mais marcantes foram estes últimos, por constatar mais alguns alfabetizados na turma... Foi uma emoção para eles, para mim e para os demais colegas! No entanto, destacarei o melhor dia levando em consideração as atividades aplicadas e assim, um dos melhores foi o dia 29 de novembro de 2007.
Dois dias anteriores ao citado, entreguei para os alunos os livros didáticos: “Uma escola assim eu quero pra mim”, portanto iniciamos a aula debatendo sobre a escola ideal, criação e leitura de frases. As próximas atividades foram: o Alfabeto, atividade coletiva com palavras, sobre o tema; desenho e pintura.
Como merenda pedagógica, os alunos expuseram o que deveria melhorar na nossa escola e o que consideram bom.
Após o recreio, os alunos continuaram no pátio e cada um recebeu (tipo crachá em tamanho grande) uma sílaba das seguintes palavras: sítio, caderno, violão, Rodrigo, Marisa e Celinha, expliquei que, ao sinal dado, deveriam formar grupos com palavras utilizando estas sílabas. A brincadeira estendeu-se durante muito tempo, pois os alunos estavam entusiasmados.
Ao voltar à aula, os alunos escreveram as palavras encontradas na brincadeira e outras novas a partir das referidas acima, escritas no quadro de giz. Ao todo foram encontradas 31 possibilidades.
Como última atividade, os alunos escolheram jogos pedagógicos das caixas, jogando lince, memória, quebra-cabeças, quarteto etc. de maneira livre, registrando no caderno quais jogaram para que completássemos uma tabela com os mais jogados, que foram: memória, mico, bate-bate e quebra-cabeças de palitos (formar palavra e desenho).
Enquanto os alunos jogavam, eu colava os temas de casa nos respectivos cadernos. Como tema, havia atividades sobre o glossário estudado atualmente: completar palavras com vogais e marcar o pedacinho que falta nas famílias silábicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário